As férias chegaram! Já se preparou para um dos meses mais divertidos do ano?

Compartilhe Share on Facebook2Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

A chegada do mês de férias vem junto com um monte de expectativas criadas pela criançada. Para os pais, no entanto, o mês de julho nem sempre é o mais apropriado para viajar com os pequenos. Quem trabalha em grandes empresas sabe da disputa que existe entre os pais que têm filhos em idade escolar para conseguir o período de descanso nos meses de julho, dezembro ou janeiro. Resultado disso é que sempre sobra alguém para tentar a sorte novamente no próximo ano.

Se a sua realidade é essa, e pegar a estrada com as crianças não faz parte do plano de férias, não se preocupe. Reunimos aqui, e colocaremos semanalmente na nossa página do Facebook, uma série de dicas para que esse período de recesso escolar seja o mais proveitoso possível. O segredo para isso é muito simples e se aplica a todos os casos: planejamento e organização.

Criança adora brincar

Os pais podem até pensar que para que as férias sejam inesquecíveis as crianças necessariamente tenham que se envolver com atividades mirabolantes. Mas a verdade é que, em muitos casos, o que os pequenos querem mesmo é brincar sem pensar no compromisso de ir para a escola.

Para garantir que esse momento seja prazeroso um bom princípio é colocar ordem nas coisas. Quem tem criança em casa já se pegou pelo menos uma vez falando a famosa frase: “Mas não tem nem onde colocar mais brinquedo!” Isso não quer dizer, necessariamente, que a criança tem opções infinitas de diversão. O mais comum é que os objetos já nem interessem tanto à molecada (que já mudou de faixa etária) e ainda estejam por ali só ocupando espaço.  Então, antes de negar um brinquedo novo ao pequeno usando esse argumento, avalie se não está na hora de reorganizar e buscar coisas novas.

Uma boa ideia é fazer isso logo no comecinho das férias e convidar a criança para participar dessa atividade. Juntos, pais e filhos poderão definir o que ainda é de interesse do pequeno e dispensar o que não for. Organizar os brinquedos de um jeito que os filhos possam ter acesso a eles durante as férias de um jeito fácil também é importante. Para quem não tem ideia de como isso pode ser feito, observar como as lojas fazem, pode ajudar. Na La Malle Magique, por exemplo, a arrumação é feita de diferentes maneiras: por departamento (separados por bonecos, jogos e desafios, etc); por idade (de 0 a 1 ano, de 1 a 2 anos e assim por diante) ou ainda por atividades; área de desenvolvimento; tema ou tipo. Mas, é claro que cada um saberá o tipo de organização que mais se encaixa na própria necessidade e usará esses exemplos apenas para ter uma base de como fazer.

Feito isso, aproveite para observar se o que foi dispensado não era tanto que deixou a criança meio sem opção de diversão. Se for esse o caso, procure brinquedos que possam oferecer novos estímulos a ela de acordo com a idade que tem no momento. Certamente ela passará férias mais proveitosas.

O mesmo vale para o cantinho da leitura. Estimular esse hábito entre crianças, principalmente entre as pequenas, vai além de ter um monte de livros na estante ou empilhados em algum canto. Tornar as histórias atraentes pode ser mais fácil do que se imagina e também garante momentos de interação entre pais e filhos. Dedoches e fantoches ajudam muito nessa prática e a torna muito mais divertida.

Por fim, é fundamental separar um tempo para circular com os pequenos pela cidade. Usar os dias de folga ou finais de semana para irem a um parque ou praça na qual nunca foram pode ser uma experiência valiosa. Um jeito fácil de tornar esse dia ainda mais divertido é pensar nos brinquedos e brincadeiras que fazem sucesso ao ar livre e levá-los também para o passeio. Petecas, cabos de guerra e jogos de argolas são opções que garantem diversão independentemente da idade e ainda ajudam a aquecer o corpo nesse inverno que promete.

Conheça alguns brinquedos educativos da La Malle Magique que podem te ajudar durante as férias dos pequenos, clique aqui.

Compartilhe Share on Facebook2Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *