Brincadeiras para situações fora do dia a dia

Compartilhe Share on Facebook1Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

O que fazer quando chove por dias sem parar e as crianças já cansaram dos DVDs, ou quando você vai receber amiguinhos do seu pequeno para “acampar” na sua casa e precisa de novas ideias pra entreter a turminha? Que mágicas, ops, brincadeiras podemos “tirar da cartola”?

Pra começar, algumas dicas pra quando São Pedro resolver deixar a chuva rolar solta por alguns dias:

Jogos de tabuleiro

Esta é uma atividade perfeita para dias chuvosos! Certifique-se de que você tenha um estoque de jogos de tabuleiro variados – de estratégia, compras e vendas, quizz, mímicas, o jogo da memória, ou então o tradicional dominó em versões fora do convencional como: de cores, de bichos ou em braille.

Brincar de colorir

Uma tarde de pinturas é diversão para todas as idades. Uma das possibilidades é ter uma variedade de livros de colorir, giz de cera, lápis de cor, tintas e pincéis para garantir uma deliciosa atividade.

Outra opção é ultrapassar as barreiras do papel e deixar a imaginação das crianças dar cor aos brinquedos pinte e monte de papelão, que vão dos menores, como bonecos e pequenos objetos, até casinhas que eles cabem dentro.

Ainda pensando nas atividades artísticas, brincar com tecido também pode ser divertido, deixe que eles pintem seu próprio tapete, ou que deem vida aos bonecos de pano que podem construir.

Se seu pequeno já pintou tudo que tinha em casa, talvez ele ame a ideia de fazer suas próprias artes em pedaços de madeira ou então, nos brinquedos de madeira.

Jogos de cartas

Ter em casa um baralho convencional pode render diversos tipos de brincadeiras.

Quebra-cabeça

Tenha sempre em casa uma variedade de quebra-cabeças para todas as idades, com diferentes níveis de dificuldade. Eles são uma ótima maneira de unir famílias e praticar um pouco de resolução de problemas. Além dos diferentes níveis de dificuldade você pode aproveitar os diferentes tipos, como: quebra-cabeça em camadas, quebra-cabeça 3D, quebra-cabeça de pino e até, quebra-cabeça em braille, os pequenos vão adorar conhecer essas possibilidades!

Livros de atividades

Eles são divertidos e ótimos para treinar o raciocínio: caça-palavras, labirintos, Sudoku, palavras cruzadas, jogo dos sete erros e atividades de ligar os pontos

Leitura

Uma boa chuvinha é ótima para estimular a leitura. Peça para cada criança escolher um livro para ler debaixo de uma cabaninha feita com lençóis ou leia para eles em voz alta com divertidas brincadeiras de sons. Os pequenos podem querer dar vida aos personagens usando seus bichinhos, fantoches ou dedoches, seja qual for a opção, vale para ser mais divertido.

E se a eletricidade acabar?

Não se preocupe! Ainda assim dá para brincar muito! Você pode contar histórias com a ajuda de uma lanterna e o clima ficará ainda mais especial. Juntos, também podem brincar de caça ao tesouro, de adivinhar desenhos e charadas. Por mais tediosos que os dias de chuva possam ser, eles são também ótimas oportunidades de unir a família. Aproveite!

E quando seus filhos resolvem receber os amigos para uma noite do pijama? Esse é um evento que a criançada ama e vai guardar lembranças pro resto da vida. Aqui a diversão tem que ser garantida. E, pra isso, separamos algumas sugestões pra que a sua seja um sucesso!

Muita criançada reunida sempre significa muita energia reunida! Por isso, organize as brincadeiras mais “lights” para recepcionar, até que todo mundo tenha chegado. Depois já pode começar a festa de verdade! Deixe que a brincadeira seja cheia de energia para que próximo da hora de dormir, uma sessão cinema possa embalar o sono da turminha.

Agora vamos às brincadeiras!

Caça ao tesouro

Os convidados vão adorar essa brincadeira antiga! A ideia é esconder um objeto (o “tesouro”) e criar pistas para que as crianças o encontrem. Se achar interessante, você também pode oferecer um “prêmio” para o vencedor, como um livro, um saquinho com guloseimas, ou outra pequena lembrança desse dia.

Dica: O tesouro também pode ser o prêmio! Você pode pedir para que os pequenos encontrem os seres da floresta, pode ser um fantoche do folclore brasileiro, uma fada, uma bruxinha, um bruxinho, um duende ou um bichinho de pelúcia. Quem encontrar, ganha o brinquedo!

Customização

Deixar que as crianças personalizem alguns itens é uma ideia bem legal. Vale investir em bolsas de tecido, coroas de feltro, capas de super-heróis, camisetas ou o que você desejar! Prepare um cantinho para que as crianças os customizem com tintas, purpurinas, broches. O legal é que os pequenos poderão levar para casa lembrancinhas feitas por eles! Objetos personalizados se tornam brinquedos ou podem completar a brincadeira.

Adivinhe o sabor

Nessa brincadeira, as crianças ficam com os olhos vendados enquanto tentam adivinhar o que estão comendo. Quem acertar poderá ganhar um brinde, e quem errar terá que pagar uma prenda! Alimentos de brinquedo podem servir para montar o jogo, adivinhar se é doce ou salgado, azedo ou suave apenas com a referência de seu formato.

Mímicas

Divididos em grupos, a ideia é que um participante faça as mímicas para que os outros integrantes matem a charada! Vale colocar nomes de filmes, músicas e até mesmo brincadeiras.

Dica: O joguinho da memória pode ser usado para sugerir temas na hora das brincadeira.

Roda de leitura

Para acalmar e entreter as crianças, coloque vários livros diferentes em um canto da festa. Em um determinado momento, elas deverão escolher qual história querem ouvir ou mesmo ler.

Contando histórias

O adulto pode começar uma história e elas crianças terão que desenvolvê-la. Além de divertir, essa atividade estimulará a criatividade dos pequeninos! As histórias podem ir mudando com novos acontecimento ou com a entrada de novos personagens. Fantoches e dedoches vão deixar as histórias mais coloridas e pode prender a atenção dos pequenos mais sapecas!

Já deu pra perceber que quando o assunto é brincar, não existe tempo quente (ou chuvoso demais!).  Com uma boa dose de imaginação e disposição, o que não vai faltar é diversão.  Aproveite nossas dicas e visite nossa loja, onde você pode encontrar os brinquedos para todas as ocasiões que comentamos por aqui.

Divirta-se!

Compartilhe Share on Facebook1Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *