BRINCAR É … DESCOBRIR A ORIGEM DO CARNAVAL!

Compartilhe Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

Não tem escapatória!  Gostando ou não dele, ele sempre chega no começo do ano e não tem como negar: o Carnaval faz parte de nossa cultura e é a festa mais popular celebrada em nosso país!!  Às vezes chega mais tarde, às vezes mais cedo e quando esse é o caso, a gente sempre ouve ou fala:  “ainda bem que nesse ano é mais cedo… assim o país já volta a funcionar! ”

Então, independentemente de cairmos ou não na folia, por que não aproveitar os estes diazinhos para pesquisar a origem do Carnaval e apresentá-la ao seu pequeno?  Com certeza, vão surgir muitas curiosidades….

Para te ajudar, separamos algumas dicas nesse post para dar o pontapé nessa brincadeira.  Por exemplo, a história do Carnaval remonta da Antiguidade, em lugares como Mesopotâmia, Grécia e Roma e é fácil achar detalhes pesquisando na internet (veja por exemplo, em http://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval.htm . No Brasil, há relatos desde o período colonial, evoluindo até os dias de hoje, em festas mundialmente conhecidas e apreciadas por pessoas de diversas nacionalidades (http://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval-no-brasil.htm).

Encontrei um livro bem bacana, com aquarelas e marchinhas brasileiras – Carnavalança, de Mirna Brasil Portella (https://www.youtube.com/watch?v=XeVSOlS8Kos), que com certeza, vai enriquecer o momento da história a ser contada para crianças.

Apesar de farto material na internet sobre o assunto, não é muito simples apresentar os fatos aos nossos pequenos, pois a festa tem seu lado controverso quando se trata das crenças de cada um.  Por isso, que tal fazer primeiro a pesquisa e se preparar para contá-la de acordo com seus princípios familiares para depois, incluir a brincadeira?

E como vão surgir as festinhas na escola, na casa de algum amiguinho vamos precisar de máscaras e fantasias e a brincadeira pode começar na montagem delas, deixando a imaginação e a criatividade às soltas nessa produção.

Que tal começar com as máscaras?  Achei algumas ideias geniais no www.pinterest.com:

masks - caixa de ovo

paper animal masks

mascaras em papelão 2

E quanto às fantasias, confira algumas ideias em http://www.tempojunto.com/2016/01/29/20-ideias-de-fantasias-simples-e-baratas-para-o-carnaval/.

 

Gostou de nossas ideias?  Aguarde mais dicas durante a semana. Se você tem alguma ideia que gostaria de compartilhar conosco, vamos adorar!

E, bom Carnaval a todos!!

Compartilhe Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *