Notice: Undefined index: result in /var/www/vhosts/blog.ecompleto.com.br/httpdocs/blog/lamallemagique/wp-content/plugins/simple-share-buttons-adder/inc/ssba_buttons.php on line 497
Entender que não se está sozinho no mundo é um processo complicado para as crianças. Por esse motivo expressões como “é meu” ou “sou eu” e “eu que vou” são tão comuns na boca dos pequenos. E, apesar das crianças mostrarem uma melhora nesse tipo de comportamento a partir de seis anos de idade, os pais e responsáveis podem incentivar a mudança desde cedo por meio de brincadeiras e atitudes que contribuem para que o senso de companheirismo e amizade se estabeleça muito mais rápido.
Naturalmente, quando a criança chega a uma idade próxima dos cinco anos essa tarefa de socializar bem o pequeno e ensiná-lo até a dividir fica mais fácil, principalmente porque a necessidade de companheiros para brincar ou jogar fica maior. Assim, a convivência vai ficando mais frequente e a criança começa a entender o prazer que existe naquilo, passando a sentir falta dos amiguinhos quando eles não estão.
Antes dessa fase, no entanto, o mais comum é que as crianças ainda não façam questão da presença de outras ou até mesmo as ignore ou se irrite. Na maior parte dos casos isso ocorre porque o pequeno ainda não está pronto para dividir, nem a atenção, nem os brinquedos.
” Canso de dizer para ele dividir e ele não aprende”
É muito comum que pais, mães ou outros responsáveis insistam para que a criança divida um brinquedo ou espaço em situações em que ela se recusa a aceitar ao menos a presença de outra criança. Essa atitude, no entanto, não ajuda. O ideal é que os filhos possam observar os maiores pelo exemplo. Mostrar à criança quando se divide um doce com o parceiro, um espaço no sofá e reforçar em uma brincadeira, por exemplo, com um boneco que divide algo com outro e está mais feliz porque o outro está ali costuma ser mais eficiente e deve ser praticado como rotina para que a criança entenda aquilo como natural. Outra ideia é colocar alimento a mais na lancheira da criança e incentivá-la a dividir com outras na escola.
Dica |Ensinar a dividir na prática
Não é incomum que as escolas de ensino infantil estimulem as crianças a levarem um brinquedo em um dia da semana. Dessa maneira, elas acabarão trocando com os amiguinhos e aprenderão, sem perceber, como dividir pode ser divertido. Do mesmo modo, os pais podem incentivar os filhos a levarem um brinquedo quando forem à casa de amiguinhos ou de familiares em que haja outras crianças. Para os pais mais motivados, vale organizar pequenas reuniões em casa com parentes e amigos que também tenham crianças e trocar livros e brinquedos trabalhando para que as crianças participem desse momento.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário!! Até breve!