BRINCAR É… UMA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR PELOS FILHOS

Compartilhe Share on Facebook314Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

A falta de tempo é, sem dúvida, uma frequente na vida de muitos pais que podem até sofrer divididos entre se dedicar mais às crianças ou trabalhar para garantir conforto presente e um futuro melhor.

Mas, com um pouco de esforço esse sentimento de culpa pode ficar no passado e a relação com as crianças pode ser muito mais saudável. Para isso, bastam alguns minutos diários de comprometimento para vivenciar a experiência amorosa que gera nos pequenos uma sensação de conforto e de acolhida.

Para começar uma boa dica é pensar em brincadeiras que estimulem o corpo, os sentidos e a imaginação. Passeios no parque, leitura de livros, jogos…todos esses artifícios são muito bem-vindos quando há mais tempo, mas quando ele é restrito, vale investir em estímulos nada complexos e que não exijam muitos recursos.

Outra coisa para se ter em mente é que brincar é muito bom, mas que como todas as coisas na vida, deve ter limite. Isso porque o exagero de estímulo com as crianças pode gerar estresse. Por exemplo, incentivar demais a criança para encarar uma brincadeira para a qual não está preparada pode colocá-la em uma posição de desconforto e uma sensação de frustração sem necessidade. Ao menor sinal de que isso pode acontecer, o ideal é criar uma nova situação, mais confortável para a criança.

Brincadeiras rápidas para testar em casa

Desenhar e pintar

Soltar a imaginação e desenhar livremente pode revelar como as crianças percebem e se comunicam com as coisas do mundo. Aproveite para ensinar para aos pequenos como a pintura pode ter diferentes texturas e efeitos dependendo do que foi usado para ser feito, que pode ser desde de lápis colorido até canetinhas e giz de cera.

Deixar mensagens nos vidros

Os dias mais frios ou os momentos pós-banho são ideais para colocar essa brincadeira em prática. “Baforadas” no vidro ou o vapor do banho no box do banheiro formam uma tela ideal para desenhar, escrever mensagens de amor e carinho ou rabiscar sem pensar no que vai dar. Aproveitar para participar da farra com os pequenos é simples e vai tornar o momento especial na vida deles.

Andar sobre os pés

O simples ato de dar as duas mãos para a criança e pedir para que ela suba nos seus pés já pode ser uma aventura. Andar de frente, de lado, de costas vai ajudar o pequeno a trabalhar a coordenação motora e arrancar dele boas gargalhadas.

* Artigo inspirado nas dicas do portal Creative With Kids.

Gostou do nosso artigo?  Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário!!  Até breve!

Compartilhe Share on Facebook314Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *