BRINQUEDOS DE CONSTRUIR DÃO ASAS PARA A IMAGINAÇÃO DOS FILHOS

Compartilhe Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

A imaginação de uma criança voa longe e não é só isso, a curiosidade, o desejo em aprender e conquistar o mundo também são características que tornam a rotina de nossos pequenos um verdadeiro universo de descobertas.

Estimular o brincar e o conhecimento através da brincadeira são excelentes maneiras de colaborar com o desenvolvimento de uma criança de uma forma natural e progressiva, e é isso que os brinquedos de construir proporcionam.

E não estamos falando apenas dos produtos encontrados na prateleira da loja, não! Claro, estes são muito buscados e também têm o papel importante entre os brinquedos educativos, mas o fato de construir um brinquedo, de criá-lo desde o início, a partir de outros materiais, faz com que a diversão já comece no momento em que as crianças decidem o que vão criar e como vão criar.

Geralmente, os materiais recicláveis são os mais procurados pelas crianças, isto porque a preocupação com o meio ambiente faz parte da realidade desta nova geração prodígio.

Brinquedos de construir e a questão cultural

O ambiente onde vive também é um incentivador do projeto, crianças que vivem nos centros urbanos gostam de criar carros e caminhões, aquelas que moram no litoral se divertem com submarinos, barcos e produtos para a pesca, as interioranas preferem brinquedos relacionados ao mundo animal e às fazendas.

O processo de escolher o que será construído, buscar os materiais, pensar na forma como ele será feito e finalizado, além de ser uma brincadeira por si só, são ações extremamente importantes para ensinar as crianças a avaliar cada etapa do processo de forma coerente. Se a experiência der errado, logo surge outra ideia para corrigir o problema.

Brinquedos de blocos para montar

O que não falta no mercado são brinquedos de montar. Assim como criar o brinquedo, eles também estimulam e desenvolvem o poder criativo dos pequenos. Afinal, é possível inventar o que quiser, desde um forte, castelo, casinhas, carrinhos, móveis, torres e muito mais.

Há uma variedade incrível destes produtos no mercado, mas optar por itens sustentáveis, feitos com madeira de reflorestamento, por exemplo, é uma forma de colaborar ainda mais com o aprendizado do seu filho, mostrando a importância de escolher itens que não agridam o meio ambiente.

O papel dos pais na brincadeira

Que a criança aprende através das experiências cotidianas e com o exemplo dos pais, educadores e adultos mais próximos, não é nenhuma novidade. E é isso que elas trazem como estímulo na hora de criar o seu próprio brinquedo.

Se o pai gosta de pescar, por que não construir um barquinho, ou uma vara de pescar? Se a mamãe gosta de fazer ginástica, que tal criar os próprios aparelhos para ajudá-la? E por aí vai a imaginação dos pequenos, que muitas vezes enxergam na possibilidade do brincar agradar as pessoas que mais amam.

 Os pais podem participar da brincadeira, como um todo, mas a melhor forma de fazer isso é incentivar os filhos a encontrar a solução para a dificuldade que está tendo, e não dar a resposta pronta, pergunte: como você faria para resolver isso? Esta é uma boa dica para mostrar a ele o quanto está interessada em seu importante projeto.

Que tal incentivar seu filho a despertar o construtor que têm dentro dele?  Vamos lá, mãos a obra!

Gostou do nosso artigo?  Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário!!  Até breve!

Compartilhe Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *