Brinquedos de madeira também têm seus encantos

Compartilhe Share on Facebook25Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

Brinquedos cheios de luzes, que fazem barulho, que se exibem por si só ao aperto de apenas um botão, ou que são réplicas cada vez mais impressionantes de coisas reais tomam cada vez mais o mercado infantil. Mas seria esse o único tipo de brinquedo capaz de divertir as crianças? Mais do que isso. Os brinquedos menos tecnológicos, feitos de materiais naturais, por exemplo os brinquedos de madeira, não podem ser atrativos diante das novidades? Se você busca por um novo brinquedo e mantém um olhar um pouco mais atento, pode perceber que não.

Carrinhos de madeira, blocos de montar ou suportes para encaixar podem proporcionar tanto divertimento aos pequenos quanto qualquer outro brinquedo cheio de luzes ou botões. Além de garantirem diversão, os brinquedos de madeira são excelentes para desenvolver as habilidades das crianças.

Quando pequenos, somos capazes de absorver uma série de informações rápida e facilmente. Por essa razão, aproveitar essa fase para incentivar o uso de brinquedos de madeira pode ser um bom jeito de contribuir para que as crianças aprendam sobre explorar os materiais e as suas formas. O uso do brinquedo de madeira também exige da criança mais criatividade, uma vez que será ela a protagonista da interação que existirá entre ela e o brinquedo. Ou seja, como ele não se move sozinho ou emite sons, a criança precisará fazer um uso muito maior de seus aspectos cognitivos para criar uma brincadeira.

A solução de problemas também passa a ser algo presente na rotina de quem brinca com objetos de madeira. Blocos de empilhar, por exemplo, ou quebra-cabeças exigem atenção, coordenação e classificação para a colocação da ordem das peças.

brinquedos madeira

Família em Madeira: que estimula a criatividade e a imaginação. Famílias sempre tem histórias, que tal inventar e criar com os pequenos.”

Brinquedos de madeira parecem simples, mas têm muito a oferecer

A diversidade dos brinquedos de madeira é bastante grande. Por essa razão, eles são excelentes ferramentas para o desenvolvimento infantil em diferentes aspectos.

Com um bloco de girar, por exemplo, além de aprenderem a ordenar as imagens, os pequenos praticam a coordenação motora ao movimentarem os blocos com as mãos, com os dominós, que podem ser de números ou animais, as crianças começam a perceber as semelhanças ou diferenças entre as figuras, se o brinquedo for um caminhão, ele praticará a força ao empurrá-lo ou puxá-lo (caso esteja preso a um fio), existem ainda aqueles kits com tintas apropriadas em que a criança pode personalizar o próprio brinquedo e dessa maneira desenvolver a coordenação motora fina ao usar um pincel, por exemplo.

Castelos, casas, pássaros, aviões. Tudo pode ser criado a partir da madeira. E cada um desses brinquedos pode cumprir uma função especial no crescimento das crianças.

brinquedos madeira2

Fazenda em Madeira: que estimula a criatividade, a imaginação e o aprendizado. Ensinar o nome dos animais e brincar no jardim fica mais divertido.”

Mais razões para ter brinquedos de madeira


Se você tem criança em casa basta olhar dois minutos para a caixa de brinquedos para notar a quantidade de peças desencaixadas ou artigos danificados entre as coisas. Os brinquedos de madeira, por outro lado, são absolutamente mais duráveis se comparados a outros, portanto, não haverá necessidade de substituí-los porque se partiram ao meio.

Outra vantagem do brinquedo de madeira está na segurança que ele oferece aos pequenos. Como não costumam ser compostos por pequenas peças, as crianças ficam menos expostas ao risco de engolirem algo. Além disso, por ser derivado do petróleo, o plástico é um material tóxico, ao contrário da madeira que é um material natural e pode ser facilmente reciclado. Não é incomum também que brinquedos de plástico sejam recolhidos das prateleiras por conterem substâncias que não são aprovadas por órgãos que supervisionam a segurança, como chumbo, por exemplo.

Por outro lado, os brinquedos de madeira que existem hoje no mercado, normalmente, são coloridos com corantes naturais, o que evita a intoxicação.

Dica | Aproveite para se divertir com a criança

Experimentar adquirir um brinquedo de madeira e oferecê-lo a uma criança pode ser uma experiência que estreitará os laços. Se quer entender melhor, imagine uma situação em que adulto e criança criam histórias para seus carros, seus bonecos e interagem entre si, sem a interferência de frases gravadas e repetidas e maneira exaustiva. Isso quer dizer também que eles permitem sempre uma nova maneira de brincar.

Para mostrar o valor desses brinquedos, os pais podem criar uma caixa, que também pode ser de madeira, para esse tipo de artigo. Ela pode ser decorada e pintada com a ajuda da criança, que saberá que os brinquedos ficarão guardados em um lugar especial.

Conheça alguns brinquedos de madeira da La Malle Magique que ajudam as crianças a estimularem a criatividade e imaginação, clique aqui.

Fonte de consulta: Why wooden toys are better than plastic toys for children, by Ross Tanner.

 

Compartilhe Share on Facebook25Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

2 thoughts on “Brinquedos de madeira também têm seus encantos

  1. Sempre gostei muito dos brinquedos de madeira, creio que são mais estimulantes para as crianças, e os r¡brinquedos educativos são o melhor que podemos dar para nossos filhos, parabéns pelo blog, adorei as dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *