MÃES EMPREENDEDORAS: PARTICIPANDO EM TEMPO INTEGRAL DA VIDA DO FILHO SEM SAIR DO MERCADO DE TRABALHO

Compartilhe Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

Cuidar da casa, dos filhos, do marido, da beleza e da saúde e ainda trabalhar fora. Esta é a rotina de muitas mães que, além de tudo isso, querem mais e montaram seus próprios negócios para juntar o útil ao agradável: acompanhar o desenvolvimento dos filhos e ganhar dinheiro fazendo o que ama.

 Parece difícil juntar as palavras empreendedorismo e maternidade em uma só frase, mas com o passar das décadas, as mulheres foram mostrando que é possível construir uma carreira sólida e uma família bem estruturada ao mesmo tempo.

Segundo pesquisas, desde a década de 70 até os dias atuais, a introdução feminina no mercado de trabalho vem aumentando consideravelmente. A maternidade que é um sonho para a maioria das mulheres desde a infância, tornou-se, para muitas, segundo plano, pois com a competitividade no atual mercado de trabalho, é preciso se empenhar para garantir sucesso em sua carreira, pois a necessidade de independência financeira dos pais e do cônjuge se tornou uma busca muito forte na cultura feminina no século XXI.

Uma das alternativas que elas encontraram para se sentirem plenas tanto como mães como profissionais foi investir em seu próprio negócio. O empreendedorismo feminino é uma realidade que vem crescendo a cada dia. ´

Mulheres donas do próprio negócio

Assim aconteceu com Luciana Costa, psicóloga por formação e artesã por vivência, conta que estava em um momento de estabilidade financeira, e que após descobrir a gravidez, sentiu que não retornaria a trabalhar fora de casa depois que sua filha nascesse.

Ela e seu marido, seu grande incentivador, montaram um ateliê nos fundos de sua residência para iniciarem esse sonho em conjunto. Seu esposo Rodrigo, que era contador, renunciou seu emprego após quase sofrer um enfarto causado pelo estresse e pressão constante no trabalho, isto quando a pequena Rebeca ainda estava com 10 meses. Após o susto, os dois tomaram a decisão e deram asas ao sonho do empreendedorismo e de possuírem um horário de trabalho flexível que tornasse possível acompanhar o crescimento e desenvolvimento de sua filha.

Em contraponto, Jaqueline Sales, que trabalha como Coaching relacionado ao autoconhecimento e empreendedorismo digital, descobriu que sua filha mais nova estava com pressão alta e com isso, percebeu que ficar 10 horas por dia fora de casa estava prejudicando a alimentação da sua pequena e da família. Sendo assim, iniciou seu empreendedorismo através da internet e consegue fazer sua própria rotina de trabalho, de acordo com suas necessidades.

Estas são apenas duas histórias de milhares que existem por aí. Segundo dados do SEBRAE, hoje são cerca de seis milhões de micro e pequenas empresas, sendo que de 30 a 35% são administradas por mulheres, mas quando falamos em novos negócios a participação delas chega a 49%.

 Fazendo seu horário de trabalho

Graças à facilidade proporcionada pela tecnologia, para participar do mercado de trabalho não há necessidade de cumprir uma carga horária de 8h dentro de escritórios. Muitas profissões conseguem essa flexibilidade de buscar alternativas e trabalharem em Home Office, garantindo maior qualidade de vida evitando o trânsito caótico de grandes cidades e assim garantindo um contato maior com a família.

A rotina das mães (e pais) que resolvem empreender para dedicar um tempo mais qualitativo aos filhos tem de ser bem pensado para não falhar nos prazos de trabalho. “Tudo tem o lado positivo e negativo. Não é tão simples trabalhar em casa como parece. É preciso muita organização e disciplina para não misturar tudo!”, conta Luciana, que trabalha com peças artesanais decorativas para festas em geral. Os produtos são confeccionados em biscuit, MDF e papelaria personalizada.

Jaqueline, que tem uma rotina totalmente voltada à internet, ainda vai além e mostra o poder da tecnologia. Ela conta que não conheceu sua sócia pessoalmente e que todo o contato que possuem é através do Skype: “Minha sócia mora há 300 km de mim e ainda não nos vimos em um ano de empresa. Resolvemos tudo pela internet.”, afirma ela.

Uma das grandes vantagens de se trabalhar por conta própria é a rotina que pode ser construída através da necessidade que a pessoa tem. Jaqueline conta que quando quer cozinhar, vai para a cozinha e coloca a mão na massa, mas quando está cansada ou sobrecarregada, toma a liberdade de pedir comida. Atividades das mais simples como levar os filhos à escola ou cuidar dos cabelos no salão de beleza se tornam mais fáceis quando consegue manipular o tempo ao seu favor.

As crianças também acabam por curtirem o trabalho dos pais em casa, pois além de passarem mais tempo juntos, conseguem conhecer de perto o que fazem para garantir o sustento do dia a dia e eles encaram algumas atividades como brincadeira. “A Rebeca curte muito, gosta de ficar no ateliê “trabalhando” com a gente e adora criar suas peças modelando a massa de biscuit.”, fala Luciana.

Entretanto, foco, disciplina, um comportamento real com o êxito e metas são fundamentais para um bom desempenho das atividades, pois as distrações e interrupções podem atrapalhar o desenvolvimento de qualquer projeto.

Aceitação da família

O apoio dos filhos e do cônjuge é de grande importância para muitas das mulheres que querem iniciar uma caminhada empreendedora. Para Jaqueline, a ajuda do filho mais velho é fundamental, pois auxilia nas dúvidas que aparecem em relação às ferramentas da Internet. Já sua filha mais nova é mais exigente de atenção e a pequena precisou aprender que às vezes a mãe precisa ficar mais reclusa para criar e atender seus clientes sem interrupções.

 Dicas para empreender sem erros

Apesar de todas as vantagens que as mães empreendedoras possuem, nem tudo é um mar de rosas. O começo é difícil pra todo mundo e é certo que irá exigir dela muito mais tempo do que simplesmente dar o horário de ir embora, bater o cartão e rumar para a casa. Empreender é dedicar.

Por isso, algumas dicas são fundamentais para que o negócio avance e torne efetivamente uma fonte de renda para toda a família. Se é isso que você deseja, então anote-as e mãos à obra.

  • Procure fazer o que você ama, quando o trabalho é prazeroso o tempo dedicado a ele também é;
  • Faça um plano de negócios. Avalie o concorrente, defina sua linha de produtos ou serviços, veja como fará o marketing e divulgará para conquistar os clientes, quanto irá precisar para iniciar o negócio, abra uma empresa, não fique na informalidade;
  • Se organize, reserve um tempo diário para se dedicar ao negócio, se o horário pode ser flexível, ótimo! Porém, avalie o que é melhor para você. Estipule metas e uma carga horária mínima semanal. Empreender exige disciplina e muita dedicação.
  • Explique para seus filhos que a mamãe está em casa, porém está trabalhando, mostre para eles como é o seu trabalho. Incentive-os a participar de algumas decisões ou até ajudá-la. Para ele pode até ser uma brincadeira, mas estará colaborando e muito com o desenvolvimento dele, que aprenderá desde pequeno de maneira natural, princípios como responsabilidade, disciplina e trabalho em equipe.

 Planejar, investir tempo e caminhar em direção ao foco é importante para o sucesso no empreendedorismo. Ter controle de gastos, se auto-avaliar e sempre procurar reciclar seus conhecimentos são dicas fundamentais para um início de sucesso. E para as mulheres mães que estão para começar seu negócio: Boa sorte!

Gostou do nosso artigo?  Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário!!  Até breve!

Compartilhe Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someonePrint this page

One thought on “MÃES EMPREENDEDORAS: PARTICIPANDO EM TEMPO INTEGRAL DA VIDA DO FILHO SEM SAIR DO MERCADO DE TRABALHO

  1. Feliz demais em poder vivenciar este momento! Nada vale mais do que poder curtir e acompanhar o crescimento da nossa filha, e de quebra, fazendo o que gostamos! Obrigada!
    Espero ser inspiração para outras mamães que estão pensando e sonhando com isso! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *